terça-feira, 1 de setembro de 2009

PROCESSOS TRABALHISTAS

CASO 5
Independente de crise a instabilidade financeira do pais faz qualquer empresário ter preocupação quanto aos Processos Trabalhistas, ainda mais quando se fala em sucessão.
Cito sempre uma cidade do interior com cerca de 32 mil habitantes trabalhando, onde se registra mais de 1200 novos processos trabalhistas por ano. Os valores sempre são muito acima das verbas rescisórias o que faz crer que os processos sejam uma forma de se tentar vantagens. Muitas vezes cabe aos réus comprovarem as alegações para evitarem maiores prejuízos, nem sempre julgadas com intuito de apenas devolver ao trabalhador aquilo que foi previamente combinado e não cumprido em sua realidade.
Muitos falam de terceirização, criação de novas empresas mas na pratica pode resultar em maior comprometimento do empresário, conforme segue : Sucessão : Industrial fez redução de pessoal com objetivo de redução de custos face ao declinio das vendas. A ideia era um acordo de pagamento parcelado mas na dificuldade de cumprir acordo houveram funcionarios que entraram com ações trabalhistas mencionando as empresas dos filhos (empresas com ligação de negocios com o Pai) e genro para inclusão no polo passivo. Envolvimento familiar sem profissionalismo e contabilidade e movimentações bancárias desorganizadas. Juiz aceitou inclusão de empresas dos filhos no polo passivo. Todos funcionários conhecem o envolvimento de pai e filhos.
Camara de Arbitragem tem valor quando bem “arbitrada”, pois qualquer item não negociado caberá uma ação trabalhista posterior.
Portanto o empresário terá menos estresse se tiver bom planejamento quanto a “proteção patrimonial” e “sucessão”.
Quais duvidas?

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Cash e Market - Consultoria Empresarial

O diagnóstico empresarial é uma atividade que a Cash & Market executa para empresas visando determinar quais as questões mais relevantes que precisam ser resolvidas. Essas questões podem ser encontradas em quaisquer setores ou funções da empresa: vendas, produção, finanças, contabilidade, informática, pessoal, marketing etc. Diagnósticos podem ser feitos para quaiquer tipos de empresas: industriais, comerciais ou de serviços. E para quaisquer tamanhos de empresas: grandes, médias ou pequenas.



Em quatro passos somente, você estará pronto para deslanchar seu programa de melhoria de processos.



1. Planejamento: definição do escopo do diagnóstico, seleção dos processos, escolha e treinamento da equipe de diagnóstico, definição da logística, cronograma e pessoas envolvidas.



2. Diagnóstico: realização de entrevistas e levantamento de dados sobre os processos.



3. Relatório: reunião com dirigentes para comunicação das conclusões e recomendações e discussão dos próximos passos.



4. Plano de ação: elaboração do plano de melhoria de processos, conforme decisões da reunião de discussão do relatório de diagnóstico.