terça-feira, 1 de setembro de 2009

CRISE, DIAGNOSTICO E FACTORING

CASO 4
INVESTIMENTO COM CAPITAL PROPRIO ABSORVEU CAPITAL DE GIRO E DESEQUILIBROU O CAIXA.
Normalmente o empresário agiu com ansiedade na expansão do negócio. O período de implementação do novo investimento é longo e incompatível com atual capacidade da empresa. Não dava para pausar e a esperança seria o retorno do investimento, que pagaria os custos e recuperaria o negócio. Com a crise as vendas declinaram. O empresário passou a ter restrições financeiras diante de atrasos de pagamentos.
Seu faturamento e capital de giro estão sendo financiado via FACTORING. Normalmente os bancos abandonam e num contra-senso querem o retorno de seu capital (BACEN permite operações cobertas).
As factoring detêm papel fundamental na sobrevivência de vários negócios no Brasil. Em muitas situações quando o empresário aprende que poderá resgatar seu negócio inicialmente sem banco acaba deixando esses por ultimo visando melhor condição de negociação.
Aqui é necessário analisar o negócio em separado da situação financeira e patrimonial diante da crise instalada (passivo incompatível). Se o negócio for bem avaliado e viável um bom planejamento para vencer a crise.
Tudo começa por um bom diagnostico e conhecimentos para apontar caminhos seguros para o empresário.
Algumas factoring, se bem apresentado o diagnostico, estão acostumadas em lidar com esta situação e pode-se obter bons resultados. O erro é quando se recorre sem planejamento ou a empresas de factoring sem comprometimento.

Nenhum comentário:


Cash e Market - Consultoria Empresarial

O diagnóstico empresarial é uma atividade que a Cash & Market executa para empresas visando determinar quais as questões mais relevantes que precisam ser resolvidas. Essas questões podem ser encontradas em quaisquer setores ou funções da empresa: vendas, produção, finanças, contabilidade, informática, pessoal, marketing etc. Diagnósticos podem ser feitos para quaiquer tipos de empresas: industriais, comerciais ou de serviços. E para quaisquer tamanhos de empresas: grandes, médias ou pequenas.



Em quatro passos somente, você estará pronto para deslanchar seu programa de melhoria de processos.



1. Planejamento: definição do escopo do diagnóstico, seleção dos processos, escolha e treinamento da equipe de diagnóstico, definição da logística, cronograma e pessoas envolvidas.



2. Diagnóstico: realização de entrevistas e levantamento de dados sobre os processos.



3. Relatório: reunião com dirigentes para comunicação das conclusões e recomendações e discussão dos próximos passos.



4. Plano de ação: elaboração do plano de melhoria de processos, conforme decisões da reunião de discussão do relatório de diagnóstico.