terça-feira, 1 de setembro de 2009

CRISE - COMO DIAGNOSTICAR E PLANEJAR VENCER

CASO 3
Empresario desconta 80% de seu faturamento (20% paga a vista) e seu passivo com fornecedores representa 50% das vendas mensais e com bancos 40% das vendas/mes (não incluso descontos). Ja apresenta desequilibrio de caixa. Procura novas linhas de crédito. Não consegue equilibrar seu caixa mas também não sabe se esta tendo resultado. Portanto o grau de risco do negócio é alto. Faturamento declinou 10%. Primeira pergunta que me fez foi se teria condições de arrumar linha de crédito. Achei que a primeira pergunta seria um diagnostico mas normalmente querem uma solução imediata. O empresário acredita no seu negocio mas nem sempre sabe acompanhar e tomar decisões. Me afirmou que não chegava a um mes de faturamento comprometido em passivo mas na realidade esse argumento é de quem não enxerga sua situação atual e não quer tomar decisões de crise.
Bom, talvez não fosse o momento de escutar pois o empresário não quer gastar para resolver. Seis meses após a situação havia piorado e ja estava disposto a escutar. Os impostos já não estão sendo pagos. Nesta hora o fluxo de caixa vira um fluxo de contas a pagar e ja estava praticando o pré-faturamento.
Como iniciar um trabalho?
Como negociar as dividas? Como analisar e determinar prioridades?
E as garantias de ativos? E o pre-faturamento?

Dívidas podem ser renegociadas, saneadas e reestruturadas de acordo com a capacidade da empresa.

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Cash e Market - Consultoria Empresarial

O diagnóstico empresarial é uma atividade que a Cash & Market executa para empresas visando determinar quais as questões mais relevantes que precisam ser resolvidas. Essas questões podem ser encontradas em quaisquer setores ou funções da empresa: vendas, produção, finanças, contabilidade, informática, pessoal, marketing etc. Diagnósticos podem ser feitos para quaiquer tipos de empresas: industriais, comerciais ou de serviços. E para quaisquer tamanhos de empresas: grandes, médias ou pequenas.



Em quatro passos somente, você estará pronto para deslanchar seu programa de melhoria de processos.



1. Planejamento: definição do escopo do diagnóstico, seleção dos processos, escolha e treinamento da equipe de diagnóstico, definição da logística, cronograma e pessoas envolvidas.



2. Diagnóstico: realização de entrevistas e levantamento de dados sobre os processos.



3. Relatório: reunião com dirigentes para comunicação das conclusões e recomendações e discussão dos próximos passos.



4. Plano de ação: elaboração do plano de melhoria de processos, conforme decisões da reunião de discussão do relatório de diagnóstico.