CASO 3
Empresario desconta 80% de seu faturamento (20% paga a vista) e seu passivo com fornecedores representa 50% das vendas mensais e com bancos 40% das vendas/mes (não incluso descontos). Ja apresenta desequilibrio de caixa. Procura novas linhas de crédito. Não consegue equilibrar seu caixa mas também não sabe se esta tendo resultado. Portanto o grau de risco do negócio é alto. Faturamento declinou 10%. Primeira pergunta que me fez foi se teria condições de arrumar linha de crédito. Achei que a primeira pergunta seria um diagnostico mas normalmente querem uma solução imediata. O empresário acredita no seu negocio mas nem sempre sabe acompanhar e tomar decisões. Me afirmou que não chegava a um mes de faturamento comprometido em passivo mas na realidade esse argumento é de quem não enxerga sua situação atual e não quer tomar decisões de crise.
Bom, talvez não fosse o momento de escutar pois o empresário não quer gastar para resolver. Seis meses após a situação havia piorado e ja estava disposto a escutar. Os impostos já não estão sendo pagos. Nesta hora o fluxo de caixa vira um fluxo de contas a pagar e ja estava praticando o pré-faturamento.
Como iniciar um trabalho?
Como negociar as dividas? Como analisar e determinar prioridades?
E as garantias de ativos? E o pre-faturamento?
Dívidas podem ser renegociadas, saneadas e reestruturadas de acordo com a capacidade da empresa.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
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Cash e Market - Consultoria Empresarial
O diagnóstico empresarial é uma atividade que a Cash & Market executa para empresas visando determinar quais as questões mais relevantes que precisam ser resolvidas. Essas questões podem ser encontradas em quaisquer setores ou funções da empresa: vendas, produção, finanças, contabilidade, informática, pessoal, marketing etc. Diagnósticos podem ser feitos para quaiquer tipos de empresas: industriais, comerciais ou de serviços. E para quaisquer tamanhos de empresas: grandes, médias ou pequenas.
Em quatro passos somente, você estará pronto para deslanchar seu programa de melhoria de processos.
1. Planejamento: definição do escopo do diagnóstico, seleção dos processos, escolha e treinamento da equipe de diagnóstico, definição da logística, cronograma e pessoas envolvidas.
2. Diagnóstico: realização de entrevistas e levantamento de dados sobre os processos.
3. Relatório: reunião com dirigentes para comunicação das conclusões e recomendações e discussão dos próximos passos.
4. Plano de ação: elaboração do plano de melhoria de processos, conforme decisões da reunião de discussão do relatório de diagnóstico.
Em quatro passos somente, você estará pronto para deslanchar seu programa de melhoria de processos.
1. Planejamento: definição do escopo do diagnóstico, seleção dos processos, escolha e treinamento da equipe de diagnóstico, definição da logística, cronograma e pessoas envolvidas.
2. Diagnóstico: realização de entrevistas e levantamento de dados sobre os processos.
3. Relatório: reunião com dirigentes para comunicação das conclusões e recomendações e discussão dos próximos passos.
4. Plano de ação: elaboração do plano de melhoria de processos, conforme decisões da reunião de discussão do relatório de diagnóstico.
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